terça-feira, 24 de junho de 2008

Detalhes

Detalhes estéticos e funcionamento de partes da bike



E ai beleza?!!  Bom, neste artigo venho abordar algumas questões relacionadas a detalhes estéticos na sua bike, coisas simples que podem fazer a diferença em seu equipamento.Conduites e mangueiras. Estes que às vezes nem lembramos que existem, porém exercem papel determinante no funcionamento da bike e no quesito visual. É realmente feio quando os conduites estão muito grandes, além do fator de quanto maior área de atrito entre cabos e conduites menor será a eficiência do conjunto. Em algumas bikes podemos notar o cruzamento dos cabos por baixo do quadro, isso permite afastar os conduites da caixa de direção, também é uma técnica eficaz para preservar a pintura do quadro. Outro ponto ainda deve ser observado: o conduite com o atrito contínuo pode se desgastar e romper causando uma pane total. Isso se aplica também ao caso de mangueiras de freios hidráulicos.

Ciclocomputador: Este é um ítem que, se para alguns não faz a menor diferença, para outros é impossível pedalar sem ele. No meu caso, se sair sem o aparelho sem problemas, mas se ele para de marcar no meio do percurso fico incomodado de olhar para o painel e nada acontecer. Se existe tem de funcionar!Portanto muita atenção ao modo como a fiação do computador está instalada. Ela não deve estar muito esticada, também não deve dar voltas pelo garfo, isso facilita o rompimento do fio. A fiação deve estar bem posicionada e o mais escondido o possível. Uma boa instalação deve começar de baixo para cima, primeiro encontrando a melhor posição do sensor magnético na roda e em seguida posicione prendendo bem o sensor do garfo - este deve estar a três milímetros do sensor da roda. O fio sobe rente a parte posterior do garfo e pode ser preso com fita adesiva ou abraçadeiras plásticas. Depois enrole o fio no conduite de freio dianteiro e prenda o suporte no guidão.Feito isso, movimente o guidão para os dois lados e afunde a suspensão (se for o caso) várias veses, para certificar-se de que não esta raspando em nada, nem esticado demais. Gire a roda, certifique-se de que as funções do computador estão funcionando e se o pneu não raspa no fio. Pronto!

Pneus - dicas úteis: Quando montar seus pneus, procure montá-los com as inscrições laterais coincidindo com o furo da válvula da câmara. Desse modo se houver um furo, quando for localizar o que o ocasionou, fica mais fácil. Se entrar um prego é só sobrepor a câmara sob o pneu e comparar: onde estiver o prego estará o furo na câmara.O lado estético também é importante. Os fabricantes de aros e pneus desenvolvem artifícios de incremento, nomes, grafismos e etc., tudo para dar um visual mais atraente de seus produtos. Todos estes incrementos são desenvolvidos para trabalhar em conjunto, mas na hora de encher seu pneu, verifique se a válvula da câmara esta alinhada. Enchendo o pneu com a válvula torta poderá estragar o bico de primeira. Vai ficar feio e propenso a dar problemas em breve. Verifique se o pneu não oscila no aro e calibre com a pressão especificada.

Transmissão: É o conjunto de cassete, corrente, câmbios e coroas. Esse conjunto funciona bem melhor se estiver limpo e lubrificado. As polias do cambio são responsáveis por grande parte da precisão do câmbio traseiro. Se estiverem gastas ou sujas o cambio vai funcionar mal. Existe um tubo do quadro que a corrente sempre bate nele. É prudente protegê-lo com um neoprene ou alguma borracha, isso diminui o barulho quando a bike estiver num lugar esburacado, conserva o quadro e a corrente. Se quiser saber mais sobre cuidados com a transmissão ou algo sobre esse artigo envie um email para: ronaldo.rastaman@hotmail.com e até o próximo post e não se esqueça: PRATIQUE MOUNTAIN BIKE.

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