terça-feira, 24 de junho de 2008

Técnicos versus Mecânicos





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Após algum tempo sem novidades volto com mais bagagem adquirida em um treinamento com um técnico da Shimano, que esteve presente no Brasil em novembro passado. Estou envolvido em um projeto que visa valorização do profissional da área técnica, seja mecânico, vendedor ou qualquer profissional que esteja envolvido com a área técnica.Posto que hoje em dia o alto nível tecnológico empregado nas bicicletas, o profissional deve estar antenado com as novidades, materiais, ferramental e técnicas apropriadas para o desenvolvimento de determinadas tarefas.Já que dispomos de equipamentos muito sofisticados empregados nas bicicletas atuais, ferramentas como o torquímetro que serve para medir a quantidade de aperto a ser empregada no parafuso, tenciômetro que tem uma função semelhante, mas serve para medir a tensão aplicada nos raios, calibrador de pneus, alinhador de gancheira de câmbio e algumas outras ferramentas requerem conhecimento técnico além de capricho ao serem utilizadas, pois não basta possuir o equipamento, é necessário saber utilizá-lo, caso contrario o componente ou a ferramenta podem ser danificados.
Uma questão muito abordada é em relação aos freios hidráulicos. Esse tipo de componente requer muita atenção, ferramental e material especifico (óleo, olivas, pastilhas, retentores e mangueiras) devendo sempre atender as especificações do fabricante.Existem freios com fluído mineral e com fluído DOT, não são intercambiáveis, ou seja, sempre procure informação a respeito de qual o tipo correto de fluído a ser utilizado.• No caso de montagem de freio que utiliza fluído mineral com fluído DOT o prejuízo é tão grande que em alguns casos é melhor condenar o freio e montar um conjunto novo, pois serão tantas peças danificadas que no montante sai mais em conta comprar outro freio.• Pastilhas de freio às vezes podem ser contaminadas dependendo do manuseio, nunca toque a superfície da pastilha, e também jamais utilize nenhum tipo de óleo em spray nas bicicletas com freios a disco, pois qualquer micro respingo já é o suficiente para comprometer a performance do freio.
• Nunca deixe a bicicleta com freios a disco hidráulicos com as rodas para cima, pois naquele reservatório de óleo que existe no manete também contem ar por cima de um diafragma e quando a bike fica com as rodas para cima, pela ação da gravidade, o ar sobe e o óleo desce e se aloja dentro do caliper, e não adiante fazer o processo inverso que não volta a funcionar o freio fica sem potencia e esponjoso.• Também nas oficinas ou em casa quando se pendura a bike devemos pendurá-la com a roda dianteira para cima assim se evita problemas de ar no seu freio.Bom por hoje é só, mas já estou aprontando mais informação e dicas para que você possa desfrutar melhor dessa companheira que é um amor em comum a todos nós, um feliz ano novo a todos os leitores e muito MOUNTAIN BIKE NA VEIA!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Ronaldo muito legal seu blog, estava lendo ess etexto sobre freios hidráulicos e aconteceu justamente isso comigo. As bikes foram de van para salesópolis e colocaram a minha de ponta cabeça e o resultado foi esse mesmo, senti o freio muito esponjoso e sem potencia... qual o procedimento para voltar como era antes ?? um abraço ! Enrico-SJC